Sunday, February 20, 2005

 

Ah sim? Porque será?!

Última página do jornal EXPRESSO de 18 de Fevereiro de 2005:

Emigrantes votam menos
Votação anormalmente baixa, até agora, no círculo Fora da Europa

NESTAS eleições está registar-se urn número anormalmente baixo de votos dos emigrantes pelo círculo eleitoral de Fora da Europa.
Até quarta-feira, dia 16, apenas tinham sido recebidos 4902 votos de eleitores deste círculo, conftrmou o EXPRESSO junto do director-geral do Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral (STAPE). «É um número realmente muito baixo», admite Andrade Pereira.
A questao foi levantada pelo PS, que manifestou a «maior das preocupações quanto ao normal decurso da votação, no círculo eleitoral de Fora da Europa». Paulo Pisco, director do Departamento de Comunidades do PS, afirma já ter alertado o STAPE, no dia 11, para o facto de «haver um número anormalmente elevado de eleitores correctamente inscritos no recenseamento eleitoral que, nesse dia, ainda não tinham recebido os votos em sua casa», tendo ainda notícia de «anomalias» em circunscrições como a África do Sul e Macau.
O director-geral do STAPE afirma que o material enviado para os eleitores recenseados «seguiu nos prazos normais». 0 apuramento destes votos será feito apenas no I dia 2 de Março, sendo váIidos os votos com carimbo de correio até dia 20 (inclusive). Recorde-se que, em 2002, votaram 15.878 e que, neste momento, estão recenseados 72.395 eleitores, que elegem dois deputados (em 2002, ambos do PSD).
A votação dos emigrantes do círculo da Europa está decorrer com mais normalidade: até dia 16 tinham votado 13.887 de 75.765 eleitores.

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?